Artrodese




artrose-lombar

Cirurgias de Artrodese da Coluna Lombar


Artrodese é o nome técnico para o procedimento de fusão óssea obtido através de um procedimento cirúrgico. Embora atualmente quase toda artrodese seja do tipo instrumentada (com próteses, placas, parafusos, etc) é importante que se entenda que estes implantes servem como imobilizadores do segmento a ser fundido, tendo como função deixar os mesmos imóveis, aumentando assim as chances desta fusão intencional efetivamente ocorrer.

A artrodese é o procedimento “de salvamento”, chamado de PADRÃO OURO, ou seja, que apresenta na literatura os melhores resultados comparado a todos os outros para tratar a maioria dos problemas mecânico/degenerativos da coluna, com melhora importante da dor de origem do disco ou das articulações, porém por ser um procedimento que sacrifica o movimento de as unidades funcionais da coluna, ele sempre gera uma perda de mobilidade da mesma, que pode ser muito discreta ou muito maior, dependendo da extensão do problema.

artrose-lombar

Opções de tratamento

Na atualidade este procedimento tem indicações cada vez menores, com o advento de possibilidades de tratamento não limitantes como a rizotomia e a endoscopia da coluna.



MESMO ASSIM, A ARTRODESE QUANDO BEM INDICADA, PERMANECE COMO PADRÃO-OURO, PARA TRATAMENTO DE DIVERSAS DOENÇAS DEGENERATIVAS DA COLUNA, ALÉM DE SER O ÚNICO PROCEDIMENTO VIÁVEL PARA O TRATAMENTO CIRÚRGICO DE ESCOLIOSES.

Basicamente na artrodese o que se busca é a fusão do segmento, através de uma raspagem (decorticação) dos ossos e enxertia local com osso do próprio paciente, sintético ou manipulado, para fusão, associado a estabilização local, que pode ser com ou sem correção de deformidades da coluna como perda de altura discal, cifose, lordose ou escoliose.

CENTRAL DE MARCAÇÃO: (27) 3072-7421 | (27) 3329-0195 | 9 9500-0303