Artrose Lombar

As vértebras da coluna são separadas por pequenos amortecedores fibrocartilaginosos conhecidos como discos intervertebrais. Estes discos proporcionam suporte estrutural para a coluna e agem como uma estrutura que absorve as cargas criadas em determinados movimentos.



artrose-lombar

Contudo, a idade, as lesões repetitivas e o fator genético podem levar a um desgaste e também a rupturas, não havendo capacidade de regeneração. A degeneração discal produz rupturas internas neste disco. Essas rupturas levam a diminuição do espaço discal intervertebral. Com o aparecimento das lesões internas surge também a dor na coluna lombar. A diminuição da altura dos espaços discais faz com que os nervos sofram compressão produzindo dor irradiada para os membros devido a compressão do nervo ciático.

artrose-lombar

O nervo ciático é formado por vários cordões chamados de raízes. Ele é responsável pela movimentação das pernas e dos pés. Quando uma das raízes está comprimida, aparece a dor e a dormência, que se irradia para as pernas e para os pés. O termo “ciática” refere-se à dor que se origina pelo comprometimento das raízes do nervo ciático.

Sintomas de discopatia degenerativa

O principal sintoma da patologia é a dor lombar em faixa, localizada na parte baixa da coluna, podendo descer até próximo aos joelhos. Quando há compressão dos nervos lombares temos dor irradiada até a altura dos joelhos e pés. A quantidade de dor da doença degenerativa pode variar de leve até dor severa e debilitante.
Muitos pacientes têm algum grau de dor lombar crônica com episódios de dor severa. Usualmente, a dor lombar se intensifica quando ficamos em pé ou sentados por algum tempo. Dobrar o corpo para frente, girar o corpo ou levantar algo, geralmente pioram o quadro de dor lombar. Por outro lado, esta dor é aliviada quando assumimos a posição deitada e com as pernas dobradas, pois ocorre uma diminuição na pressão no disco.



Opções de tratamento

O tratamento não-cirúrgico pode ser feito através de medicação, fisioterapia e métodos para tratamento da dor como bloqueios e infiltrações de medicamentos, radiculotomias. Quando não se atinge um bom resultado, utilizamos métodos cirúrgicos como :

• Artroplastia Discal (Disco Artificial).

• Estabilização dinâmica (dynesis, isobar) com parafusos.

• Fusão vertebral Minimamente invasiva(Artrodese).

artrose-lombar

CENTRAL DE MARCAÇÃO: (27) 3072-7421 | (27) 3329-0195 | 9 9500-0303