Endoscopia da Coluna





artrose-lombar

Técnica inovadora de cirurgia com corte de apenas 2 a 4 cm para hérnias e outras doenças da coluna



A Cirurgia Endoscópica da Coluna é uma técnica moderna de realizar as mesmas cirurgias que podem ser praticadas de forma aberta ou convencional, obtendo os mesmos bons resultados em pacientes que precisam de cirurgia, porém com a vantagem de realizar uma agressão muito menor para o paciente, possibilitando uma alta hospitalar e uma recuperação global muito mais precoce.


As indicações deste tipo de cirurgia são exatamente as mesmas da cirurgia aberta, podendo-se realizar este tipo de cirurgia para retirada de qualquer tipo de hérnia discal, descompressões nervosas e para o tratamento de estenoses/estreitamentos da coluna com a mesma efetividade das outras técnicas. Somado a isso, nos casos em que há indicação médica, o procedimento endoscópico pode ser associado a um outro de artrodese ou estabilização da coluna por técnicas menos agressivas, mantendo a filosofia do melhor resultado, com o mínimo de agressão.


A maior vantagem desta técnica está na agressão muito menor gerada pelo procedimento, pois a musculatura não é cortada como na cirurgia tradicional, somente dilatada para a inserção de um tubo; além disso as demais estruturas (ossos, ligamentos e cartilagens) são lesadas o mínimo possível, e as estruturas da coluna são ampliadas e visualizadas por um câmera de altíssima definição.


Com isso a dor pós-operatória é muito menor, e a recuperação se dá de forma muito mais rápida; tanto para as atividades do dia-a-dia (como sentar, caminhar e dirigir), quanto para o retorno ao trabalho.


Por possibilitar uma cirurgia que causa muito pouca lesão, em diversas vezes pode ser evitada a artrodese/fusão (utilização de parafusos na coluna); quando não seria possível evitar a mesma com as técnicas cirurgias tradicionais. Desta forma, quando a artrodese não é necessária, não há limitação para os movimentos após a recuperação do paciente, o que é sempre desejado, embora nem sempre seja possível.

Recuperação



artrose-lombar


Outra vantagem é que a cirurgia é feita somente com sedação, sem necessidade de anestesia geral, diminuindo os riscos da cirurgia por causa da anestesia em pacientes com outras doenças como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos ou pulmonares. Dessa forma conseguimos operar pacientes mais idosos e mais graves com uma cirurgia rápida e com menor risco para o mesmo.


Somadas as vantagens acima, podemos listar algumas mais:

– Incisão menor na pele, normalmente com corte de 2 a 4 cm
– Mínimo sangramento
– Baixa taxa de infecção
– Menor manipulação dos nervos / Menor chance de fibrose dos nervos
– Menor taxa de complicações
– Internação hospitalar muito mais curta, normalmente recebendo alta em 24 h da cirurgia
– Dispensa a necessidade de UTI no pós-operatório

CENTRAL DE MARCAÇÃO: (27) 3072-7421 | (27) 3329-0195 | 9 9500-0303