Hérnia de Disco Cervical





hernia-de-disco-cervical

A hérnia de disco cervical ocorre quando o disco intervertebral sofre uma ruptura na sua parte externa, chamada “anulo fibroso” permitindo que o material do seu interior saia causando a compressão de alguma raiz cervical.


As raízes cervicais são responsáveis pela inervação dos braços, estimulando músculos e levando sensibilidade para os braços e mãos. Quando uma destas raízes está comprimida ou sofre irritação, aparecem a dor e dormência nos membros superiores. Muitas vezes esta dor é intensa e vem com diminuição de forças nas mãos.

Sintomas



artrose-lombar


O paciente com hérnia cervical apresenta-se com dor que pode iniciar no pescoço, nas escápulas, nos ombros e então descer para os braços e mãos. Associado a este quadro, temos também a dormência nas mãos e nos braços.

Alguns pacientes que possuem um quadro mais grave podem apresentar também diminuição de forças. É comum estes sintomas aparecerem em apenas um lado do corpo.

Diagnóstico

artrose-lombar




O diagnóstico da hérnia de disco cervical é feito através do exame físico da coluna cervical e também pela avaliação dos exames complementares.

Estes exames são o Raio X e principalmente a Ressonância Magnética que pode nos mostrar a ruptura do disco com a herniação comprimindo as raízes cervicais.

Opções de tratamento


artrose-lombar


A maioria dos casos de hérnia de disco cervical podem ser tratadas efetivamente com métodos não cirúrgicos, como medicação, fisioterapia e tratamento percutâneo da dor. Quando não obtemos melhora, utilizamos técnicas de cirurgia minimamente invasiva como a foraminotomia cervical para ressecção da herniação.


Essa técnica é caracterizada por uma recuperação muito rápida no pós-operatório. Nos casos onde a foraminotomia não está indicada devido ao comprometimento do disco, utilizamos método de preservação de movimento, como o disco artificial cervical (artroplastia cervical) ou então métodos de estabilização rígida como a fusão cervical (artrodese), que promove o crescimento ósseo no disco comprometido da coluna cervical.

CENTRAL DE MARCAÇÃO: (27) 3072-7421 | (27) 3329-0195 | 9 9500-0303