Radiofrequência / Rizotomias





artrose-lombar

Tratamento da dor na Coluna por Radiofrequência


A radiofrequência é uma técnica utilizada para alívio da dor. Ela é aplicada em diversas doenças, principalmente as da coluna vertebral. Uma agulha é introduzida na coluna, com auxílio de um RX, e posicionada na estrutura que está causando a dor e esta agulha é conectada com o aparelho gerador de radiofrequência, por meio de um eletrodo. Este procedimento é feito com anestesia local e em alguns casos com sedação. Existem 2 tipos de radiofrequência : a térmica ( ablativa ) e a pulsada ( neuromodulação. ). A térmica é aplicada em estruturas como as articulações da coluna ( rizotomia facetária ), por exemplo e a pulsada nos nervos ( nervo ciático ). Este tratamento visa o alívio da dor, e é uma arma muito utilizada nos centros especializados em dor na coluna de todo o mundo.


A Rizotomia Facetária é o procedimento cirúrgico mais realizado nos EUA. Trata-se de um procedimento extremamente seguro e relativamente simples, onde agulhas especiais, que tem uma característica de esquentar somente na sua ponta quando estimuladas, são posicionadas profundamente para bloquear definitivamente os pequenos nervos responsáveis por transmitir a informação de dor das articulações da coluna para o cérebro.
Esses nervos não tem relação nenhuma com os nervos responsáveis pelos movimentos ou sensabilidade dos braços e pernas, e o seu bloqueio em casos de sobrecarga e artrose das articulações da coluna (facetas) hoje é realizado por meio de Radiofrequência. Nos casos com indicação adequada, os pacientes costumam referir de 70% a 90% de melhora das dores lombares.

CENTRAL DE MARCAÇÃO: (27) 3072-7421 | (27) 3329-0195 | 9 9500-0303